Artigo escrito por Washington Souza em 3 de Outubro de 2012 disponível em http://www.blogcmmi.com.br/lideranca/gerencie-melhor-sua-imagem-no-ambiente-de-trabalho

 

Certas atitudes devem ser evitadas para não constranger ou incomodar ninguém em seu ambiente de trabalho, uma vez que é no ambiente de trabalho, geralmente, que você passa maior parte de seu tempo. Por isso, é importante tornar seu ambiente de trabalho agradável tanto para você como para seus colegas.

  • Não discuta sobre religião, futebol e política: esses temas geralmente fazem aumentar os ânimos e normalmente não se consegue entrar em um consenso. Por isso, se você quiser manter seu ambiente de trabalho em harmonia, respeite as opiniões dos outros e nunca tente convencer ninguém a aceitar suas crenças. Cada um tem o direito de gostar e acreditar no que quiser.

  • Não abuse das redes sociais: além de atrapalhar o desempenho no trabalho, estar sempre no Facebook, Twitter ou mesmo checando seu e-mail pessoal pode passar uma impressão negativa de você para seus colegas. Essa situação pode se agravar se seus colegas acharem que estão tendo mais trabalho para compensar sua falta de responsabilidade. Lembre-se que o ambiente de trabalho é como o próprio nome diz: é para trabalho.

  • Não critique determinadas atitudes de forma categórica: mostrar-se intolerável a certos comportamentos e reprovar gostos pessoais de forma categórica pode parecer inofensivo no ambiente de trabalho. Críticas podem e devem ser feitas, mas contras as idéias e nunca contra as pessoas.
  • Não chegue atrasado: tanto na hora de entrada como depois do almoço e principalmente em reuniões, chegar atrasado causa uma péssima impressão, além de ser extremamente inconveniente. Se todos devem cumprir o mesmo horário, faça sua parte!

  • Não fique atrás do computador de algum colega: essa atitude pode constranger ou até mesmo chatear seu colega. Se ele chamar você para mostrar algo, veja o que ele deseja mostrar e saia logo em seguida. Não fique bisbilhotando.


  • Coloque o toque do celular no silencioso: uma ligação com um toque alto pode fazer com que seus colegas percam a concentração. Você mesmo deve se chatear quando ouve o toque alto de algum celular no ambiente de trabalho. Para evitar isso, desligue o celular ou o ponha no modo silencioso.

  • Tenha atenção ao som dos fones de ouvido: Se no seu ambiente de trabalho você trabalha ouvindo música, certifique-se de que o som não está muito alto ao ponto de seus colegas poderem ouvi-lo.

 

O ambiente de trabalho pode e deve ser agradável. Tenha sempre em mente que seu direito termina aonde o do outro começa!