Ter um dia produtivo é uma das melhores sensações que um profissional pode experimentar, especialmente em uma semana estressante e desafiadora. Infelizmente, os picos de produtividade não são constantes para a maioria das pessoas e é necessário lidar com constantes distrações para conseguir cumprir todas as tarefas do dia. Se você está enfrentando um dia como esse, confira cinco dicas que irão ajudá-lo.

1. Aprenda a se antecipar: de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia Irnive, os profissionais conseguem se concentrar, em média, por três minutos e cinco segundos em uma tarefa antes que se distraiam. A pesquisa revelou outro fator surpreendente: 44% dessas distrações são internas (fome, tédio, estresse e sono). Isso mostra que é possível evitar as distrações (pelo menos metade delas) e ser produtivo, desde que você busque antecipar quais serão as suas possíveis fontes de desatenção. No caso, procure levar um lanche saudável para consumir entre as refeições e manter hábitos de descanso que sejam suficientes para suas exigências no dia seguinte.

2. Deixe claro que está ocupado: se 44% das distrações são internas, estão os 56% restantes são fatores externos. Pessoas, barulho, e-mails, ligações telefônicas e outras centenas de possibilidades que você poderia considerar podem prejudicar seu foco e produtividade. É claro que não é possível se isolar totalmente dos outros e trabalhar dentro de uma bolha – afinal, até dentro dela você se distrairia –, mas deixar claro para os colegas que no momento você não está disponível para o que quer que seja já ajuda a evitar possíveis desgastes.

3. Faça com que a tecnologia trabalhe a seu favor e não contra você: os e-mails são muito úteis, praticamente indispensáveis, não é mesmo? O que falar então do celular? Por mais que essas tecnologias sejam eficientes, elas podem servir como algumas das maiores fontes de distrações dos escritórios atuais. Aprenda a trabalhar com elas como aliadas e com disciplina, para que não fujam de seu controle e virem inimigas de seu desempenho.

4. Pare de dizer sim para tudo: as pessoas mais legais são normalmente as mais ocupadas, pois quando outros colegas pedem ajuda em alguma coisa ou para assumirem um novo projeto, elas imediatamente aceitam para contribuir para a equipe e serem educadas. Se você costuma dizer sim para todas as sugestões e pedidos de ajuda de seus colegas, procure avaliar aquilo que seria realmente necessário e o que você poderia negar em busca de mais tempo para seus próprios projetos e interesses. Além de contribuir para seu trabalho, você também se sentirá menos sobrecarregado e estressado no fim do dia.

Fonte: InfoMoney